O comitê de mulheres da coligação Lula Presidente promoveu ontem uma caminhada no centro de Curitiba em apoio à candidatura do petista e de Roberto Requião (PMDB) ao governo do Estado. A manifestação, chamada “Primavera da Mudança?, reuniu simpatizantes e militantes do PMDB, PT, PPS, PCB, PCdoB, PHS, PL, PV e PMN. Elas se reuniram na Praça Santos Andrade e seguiram até a Boca Maldita.
Segundo Alzimara Bacellar, do PMDB, este foi o primeiro ato feminino de apoio a um candidato no Paraná neste segundo turno. “Convidamos mulheres militantes para marcar nosso apoio ao Requião”, disse. Para Elza Maria Campos, do PCdoB, a mulher está cada vez mais inserida no meio político, por isso foi importante realizar uma manifestação das mulheres. “Hoje as mulheres estão mais politizadas, votam com mais consciência, e a estamos aqui para provar isso”, explicou.
A vereadora Arlete Caramês (PPS), eleita deputada estadual, também participou da caminhada. “Acho importante esta participação feminina ativa. A mulher tem que participar cada vez mais, para poder cobrar de seus representantes”, disse. No primeiro turno o partido lançou candidato próprio, o deputado federal Rubens Bueno. Agora, por decisão de Executiva Nacional, o PPS apóia Lula e Requião. Arlete, assim como Bueno, já gravaram participação no programa política do PMDB.
Quem também está apoiando a candidatura de Roberto Requião é o Movimento das Esposas dos Policiais Militares. De acordo com Marilene Kochacku, a decisão surgiu há dois anos. “Mesmo antes das eleições o Requião já nos apoiava, temos muita gratidão por ele”, explicou.”