A três dias do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, os comitês de campanha dos candidatos ao governo do Estado divulgam as estratégias que irão seguir em seus programas. A campanha vai iniciar na terça-feira, 15, com apresentações dos candidatos à presidência e ao senado e, no dia seguinte, será a vez dos candidatos à sucessão estadual.
O assessor de comunicação da campanha do senador Flávio Arns (PT), Oliveiros Marques, afirmou que a propaganda eleitoral dos candidatos majoritários petistas vai estar vinculada com a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Marques, a intenção é mostrar os investimentos do governo federal no Paraná. ?Nunca houve tantos investimentos realizados no Estado como no governo Lula. É um capital que nós iremos usar durante a campanha.? Ele lembrou que é a primeira eleição para governo em que há o contexto de Lula como presidente.
Marques disse também que o atrelamento do nome de Arns com o governo Lula será total, estando o comitê de campanha disposto a lidar com todas as questões a esse respeito, o que inclui os escândalos. ?Em momentos de crise, a melhor forma de enfrentá-la é com a verdade. Não tememos esse assunto?, disse.
Marques explicou que o tom dos programas de Arns será propositivo, sem ataques a outros candidatos. ?Estamos apostando na vontade de renovação dos eleitores?, declarou.
A assessoria de campanha do senador Osmar Dias informou que o programa de estréia servirá de apresentação do candidato. Segundo a assessoria, os eleitores vão poder conhecer melhor Osmar e o posicionamento dele a respeito dos principais desafios do Estado. Cada área de comunicação da campanha do senador será integrada em um planejamento estratégico único. No programa de televisão haverá tempo para detalhar melhor as propostas, enquanto que no rádio ocorrerá uma conversa mais direta com o eleitor.
De acordo com a equipe de Osmar, os programas de rádio e TV deverão levar em conta o resultado das viagens que o candidato fez por todas as regiões do Paraná, em que ouviu as reivindicações da população. ?A presença de Osmar Dias na TV vai consolidar a imagem de uma pessoa que conhece cada pedaço do solo paranaense e a sua gente, além das propostas que tem para o Estado?, conforme nota de sua assessoria.
Segundo o coordenador de marketing da campanha de Rubens Bueno (PPS), Luiz Inácio de Melo, o formato dos programas já está definido, sendo que o primeiro objetivo será o de fazer o candidato a governador conhecido da população. Melo explica que a pesquisa Ibope apontou que aproximadamente 70% dos eleitores nunca ouviu falar de Bueno. ?Se forem agrupados somente os eleitores que conhecem o Rubens, você nota que o índice de intenções de voto chega a 20%?, disse.
Melo informou que numa segunda etapa da campanha em rádio e televisão, os programas passarão a fazer uma diferenciação entre Bueno, o governador Roberto Requião (PMDB) e outros candidatos. ?Nossa postura será crítica, apresentando a nossa visão dos problemas. É uma candidatura de oposição, mas não utilizaremos de agressividade?, declarou.
A assessoria de campanha do governador Roberto Requião (PMDB) informou ontem que o partido não vai comentar sobre seus programas de rádio e de televisão. A assessoria reiterou que a campanha em rádio e TV não têm marqueteiros e que no tempo destinado ao partido deverão ser divulgadas as ações realizadas no atual mandato do governador.