Partidos já preparam a campanha para a televisão

A distribuição do tempo dos partidos e coligações na campanha da televisão ainda não está definido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas grande parte dos partidos já realiza a produção de material para veicular em TV, a partir do dia 15. O momento é de definir o conteúdo e a forma como serão transmitidas as mensagens dos candidatos, enquanto a coligação entre PMDB e PSDB não é julgada pelo TRE. Caso a coligação se confirme, o tempo dos tucanos passa para o PMDB. Do contrário será distribuído entre todos os candidatos.

?O tempo do nosso programa é suficiente qualquer que seja a decisão, mas estamos trabalhando com as duas opções?, afirma a coordenadora de Marketing da Coligação Paraná da Verdade (PP, PDT, PTB, PTN, PMN, PTC, PSB, PRONA, PTdoB), Cila Schulman. Ela afirma que programas do candidato ao governo, senador Osmar Dias (PDT) está em fase de produção, com acompanhamento em atividades externas da campanha e com gravações em estúdios. ?O processo é contínuo, ou seja, estamos preparando material para vários programas e comerciais, não apenas para os primeiros?, explica.

O trabalho da equipe de Osmar, afirma Cila, está sendo realizado com base no serviço que o senador já prestou ao Paraná e no projeto de governo, que será conhecido ao longo da campanha. Segundo ela, o trabalho da equipe do plano de governo será mostrado nos programas da campanha. ?Como verdadeiro democrata que é, está percorrendo todas as regiões do Estado para ouvir as reivindicações e acompanhar de perto os problemas que enfrentará no governo?.

Segundo o coordenador de Marketing da campanha da Coligação Voto Limpo (PPS-PFL), Luiz Inácio de Melo, independente do julgamento do imbróglio referente à coligação PMDB-PSDB, o tempo do candidato Rubens Bueno aumentou bastante. ?Na eleição passada era de 37 segundos, para esta eleição deverá ficar por volta de três minutos?, diz. Com esse tempo, afirma ele, é possível apresentar o candidato e mostrar a sua história de modo consistente. Melo considera que Bueno tem facilidade para passar bem suas idéias e pretende levar essa força para os programas de TV.

Já o coordenador de Comunicação da campanha da coligação Paraná Unido (PT, PHS, PL, PAN, PRB, PCdoB), Oliveiros Marques, afirma que a indefinição de tempo está sendo o principal problema para desenvolver uma mensagem e trabalhar o conteúdo dos programas do candidato à sucessão estadual, senador Flávio Arns (PT). Marques explica que sem a definição de tempo, a finalização dos programas não é possível. ?Mas como teremos entre quatro e cinco minutos, acredito que teremos o tempo ideal?, avalia.

Segundo Marques, já foram gravadas várias cenas que serão usadas em diversos programas da campanha, e até o dia 14 pretende que estejam prontos três deles. ?Queremos passar o Arns como ele é, com o seu jeito de dialogar e dar atenção às pessoas?, explica.

O secretário de Comunicação Social, Airton Pisseti, que vai coordenar os programas de televisão do PMDB, não quis tecer comentários sobre a produção. Porém, a assessoria de campanha do governador Roberto Requião justificou que o PMDB faz campanhas muito mais modestas na TV. ?Campanhas sem marqueteiros. Não tem Cila Schulman, nem Duda Mendonça?, afirma a assessoria.

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