Eleições

Paranaense vai conhecer os eleitos até a meia-noite

No Paraná, a expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para as eleições de amanhã em primeiro turno é de que a totalização dos votos dos cerca de 7,3 milhões de eleitores no Estado esteja concluída até meia-noite do mesmo dia.

Em Curitiba, onde votam 1,2 milhão de eleitores, a apuração das 3.504 urnas deverá terminar por volta das 20h. Em todo o Estado vão funcionar 5.777 locais de votação.

Segundo o chefe de Comunicação Social do TRE, Marden Machado, no Paraná já está tudo pronto para as eleições. Hoje, às 7h, as 24.029 urnas começam a ser entregues por 2,4 mil funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), nos 399 municípios. A ECT colocou à disposição da Justiça Eleitoral mil carros e também quatro barcos, que atenderão eleitores residentes nas ilhas do litoral paranaense.

“Será uma eleição muito disputada, principalmente nos municípios do interior, onde todo o processo alterou a rotina da cidade, porque os candidatos são pessoas muito próximas ao eleitor. É um parente, vizinho, amigo, patrão”, observou o responsável pela Comunicação Social do TRE.

Ele lembrou que o Paraná tem tradição de realizar eleições em clima de tranqüilidade, sem registros de ocorrências graves. Segundo ele, a expectativa do TRE é que este ano isso se repita.

O Paraná está recebendo a visita de seis observadores estrangeiros, que vão acompanhar de perto todo o processo eleitoral, desde a saída das urnas até o final das apurações.

De acordo com Marden, três são do Quênia, dois de Moçambique e dois da Palestina. Eles aceitaram convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e escolheram Curitiba para o acompanhamento. O interesse deles é saber, principalmente, como funcionam as urnas eletrônicas, segundo informou o funcionário do TRE.

A segurança no dia da eleição será garantida pela Polícia Militar, que colocou todo o seu efetivo à disposição. Segundo o comandante do Comando do Policiamento da Capital (CPC), coronel Carlos Alexandre Scheremeta, aproximadamente 16 mil policiais estarão de plantão e atuarão, segundo ele, de forma ostensiva.

“A população deve ficar tranqüila, porque terá o seu direito ao voto garantido”, disse. Ele lembrou que, no Paraná, uma resolução da Secretaria de Segurança Pública proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem o pleito.

Todos os eleitores flagrados cometendo crime eleitoral serão encaminhados ao plantão judicial, localizado nas dependências da Universidade Católica do Paraná. O comandante lembrou que a legislação eleitoral prevê para os infratores penas de seis meses a um ano de detenção e ainda o pagamento de multas.

Justificativa

A maior parte das dúvidas dos eleitores para o pleito de amanhã, de acordo com o TRE, refere-se a justificar a ausência à votação. O tribunal esclarece que o eleitor que se encontrar fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar a sua ausência.

A justificativa eleitoral deve ser apresentada preferencialmente no dia da eleição, ou ainda, na impossibilidade de justificar no mesmo dia, em até 60 dias posteriores ao pleito.

A ausência pode se dar, por exemplo, em virtude de o eleitor não estar na cidade em que é inscrito no dia da votação, em primeiro ou segundo turnos. A ausência a cada um dos turnos da eleição deve ser justificada individualmente.

No entanto, o eleitor que não votou no primeiro turno, mas que possa votar no segundo, deve fazê-lo, assim como aquele que votou no primeiro, mas, por algum motivo, não exerceu seu direito no segundo, deve justificar a ausência.

Se deixar de, votar em três eleições consecutivas e não justificar, o eleitor terá seu título cancelado. O formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral pode ser obtido, gratuitamente, nos cartórios eleitorais, ou ser impresso diretamente da página dos TREs na internet.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna