Foto: Theo Marques/SECS |
Jorge Kalache Filho: superintendente da Caixa Econômica Federal. continua após a publicidade |
O governador Roberto Requião (PMDB) assinou, ontem, a liberação dos primeiros recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, para o Paraná.
Trata-se dos R$ 97,8 milhões que serão investidos na urbanização e regularização fundiária do bairro Novo Guarituba, em Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba).
Os investimentos são direcionados à estruturação urbana do bairro e à recuperação dos mananciais de água da Grande Curitiba. O superintendente Regional de Negócios da Caixa Econômica Federal em Curitiba, Jorge Kalache Filho, que também representou o Ministério das Cidades na assinatura do projeto, reforçou a importância da parceria estabelecida entre governos Federal e Estadual (que é responsável por R$ 18,3 milhões do investimento), Cohapar, Caixa Econômica Federal e municípios.
?Considero que, com estes recursos do governo federal, com a disposição do governo estadual e, principalmente, com a competência da equipe técnica da Cohapar, vamos dar uma solução definitiva para o problema habitacional deste bairro?, disse.
O projeto do Novo Guarituba, elaborado pela Cohapar, prevê o resgate social de 12 mil famílias (mais de 44 mil pessoas), que vivem em áreas de risco. Cerca de 900 delas estão às margens dos rios Iraí, Piraquara e Itaqui que integram os mananciais, que fornecem água para 1,8 milhão de moradores da Grande Curitiba. Essas famílias serão transferidas para outras casas no próprio bairro.
A liberação de recursos do PAC para o Paraná estava suspensa devido à presença do Estado na lista de devedores da União por conta das multas pelo não-pagamento dos títulos podres do Banestado. No entanto, a Medida Provisória 387, aprovada pela Câmara Federal, garante que mesmo estados e municípios com dívidas recebam os recursos do plano federal.