Os petistas do Paraná começam a discutir a indicação de nomes ao novo diretório nacional. Pela primeira vez, o Paraná pode ampliar sua presença no corpo decisório do partido. Das oitenta e uma vagas do diretório nacional, seis podem ser ocupadas por paranaenses que, atualmente, têm apenas dois representantes nacionais.
Vários nomes integram a lista de possíveis futuros integrantes do diretório. A corrente Campo Majoritário, do presidente estadual do PT, André Vargas, terá 34 vagas no total. O Paraná, segundo Vargas, poderá ter direito a quatro nomes. Vargas disse que, inicialmente, os indicados seriam o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o deputado federal Irineu Colombo, a deputada estadual Luciana Rafagnin, e o diretor geral da Itaipu, Jorge Samek.
A diretora
Pelas alas adversárias, outros nomes estão sendo indicados. Do grupo de apoio de Plínio de Arruda Sampaio, que disputou o primeiro turno da eleição e já se transferiu para o PSOL, os cotados são a deputada federal Clair Martins e o líder do PT na Assembléia, Tadeu Veneri. É provável que o Paraná fique com duas das sete vagas do grupo de Plínio. Do grupo que integra a corrente de Pont, a Democracia Socialista, a chapa ao diretório nacional é composta por vários nomes do Paraná, mas das dez vagas do diretório pode não haver indicação paranaense. Se houver, integram a chapa o deputado federal Dr. Rosinha e a vereadora Josete Dubiaski.
Do Movimento PT, tendência da deputada federal Maria do Rosário, o Paraná tem sete pessoas na chapa nacional, entre eles o secretário estadual do Trabalho, Roque Zimermmann, a deputada federal Selma Schöns, e Luiz Herlain, único representante do Paraná no Conselho Nacional das Cidades. O Movimento PT tem nove membros no diretório.
O novo presidente do partido, Ricardo Berzoini, da corrente Campo Majoritário, toma posse no próximo sábado, dia 22, mas as novas oitenta e uma vagas do diretório têm prazo de preenchimento até dezembro, quando será realizado o encontro nacional do partido. A apuração ainda não foi concluída, mas ontem no final da tarde, com 95,6% dos votos apurados, Berzoini estava com 51,6%, contra 48,05% de Raul Pont.
Julgamento
Na próxima segunda-feira, dia 17, a executiva estadual do partido se reúne em Curitiba para avaliar os recursos ajuízados pelos adversários do deputado estadual André Vargas, vencedor da eleição para o diretório estadual, e do ex-vereador Adenival Gomes, que ganhou a presidência do partido em Curitiba.