Para especialista, publicidade influencia pesquisas

A publicidade eleitoral gratuita no rádio e na TV tem sido o fator de maior influência nos resultados das pesquisas sobre intenção de voto. Essa é a opinião do especialista Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, de Belo Horizonte. 

Confrontando resultados de levantamentos eleitorais com a aparição de candidatos na publicidade partidária gratuita, Coimbra observou uma relação direta entre as duas coisas: ?Serra conseguiu vencer uma tendência de estabilização nos 16 pontos e subir para 21 depois da exibição dos programas do PSDB.? O mesmo vale para todos que se lançam na disputa.

?Quando lançaram o nome da governadora Roseana Sarney (do PFL do Maranhão), no ano passado, ela tinha quase 7% das intenções de voto. Mas, após duas baterias de programas eleitorais gratuitos, em setembro de 2001 e janeiro de 2002, ela subiu para 24%, quase empatando com Lula (Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT a presidente).?

Ainda segundo as contas do especialista, baseadas em números de pesquisa do Vox Populi, o mesmo aconteceu com os candidatos a presidente Anthony Garotinho (PSB) e Lula. ?O candidato do PSB subiu de 7% para 18%, após a apresentação dos programas de seu partido.

Quanto ao Lula, cresceu 10 pontos num curto período de oito dias de propaganda eleitoral gratuita.? É bastante provável, pela previsão de Coimbra, que o candidato Ciro Gomes (PPS) também suba nos próximos dias, em decorrência da exposição na publicidade partidária gratuita do PTB e do PDT, que integram a Coligação Frente Trabalhista.

?O efeito pode ser menor por causa da legislação eleitoral: todos os outros candidatos podiam aparecer falando, divulgando suas obras e apresentando planos. No caso de Ciro, que aparece em programas de outros partidos, impedido legalmente de falar, tudo vai depender da forma como seus marqueteiros utilizarem o espaço gratuito.?

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