O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), considera a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao 3º Congresso do partido como mais um reencontro com a militância. "O grande desafio do PT é construir as condições políticas, não apenas de dar sustentação ao governo com outros partidos, mas de construir com os movimentos sociais o acúmulo de forças e consciência política para dar continuidade a sua obra, a partir de 2010", disse, dirigindo-se a Lula, segundo informações do site do partido.
Conforme texto do PT na Internet, Berzoini ressaltou o contato permanente que Lula tem com a militância petista, espalhada pelo país, em movimentos de luta pela terra, pela moradia, pela saúde pela educação, pelo meio ambiente, das mulheres, de todas as formas de discriminação racial e homofóbica, além do papel que muitos exercem no governo.
"Extraordinários avanços"
O líder petista afirmou que o PT reconhece os "extraordinários avanços" do governo Lula, composto não apenas pelo PT, mas por uma coalizão de onze partidos, responsáveis pela construção de uma nova política para o país. "O PT sabe de sua responsabilidade e que está associado às realizações, desafios e contradições desse governo", declarou.
"O PT tem compromisso com a democracia, não apenas formal, mas econômica, social e cultural para que possamos incluir e fazer uma nação digna. É assim, que vamos construir novas vitórias e novos caminhos para o PT.". As informações são do site do partido.