Durante esta madrugada, foram espalhados em alguns pontos de Londrina, panfletos apócrifos contra o candidato do PP, Antonio Belinati, com a informação:”Justiça Eleitoral confirma: Belinati cassado”.

continua após a publicidade

O texto também, orienta o eleitores a digitar na urna o número 12. o que anularia o voto, já que o número de Belitnati é 11 e o do outro candidato, Luiz Carlos Hauly, do PSDB, é 45.

Os panfletos se referem ao julgamento de sábado (25) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre pedido de impugnação da candidatura de Belinati, que acabou sem decisão, porque um pedido de vista do ministro Carlos Ayres Brito adiou o julgamento.

A coligação Volta do Povo à Prefeitura, formada pelo PP e PRB pediu à Justiça Eleitoral que fossem tomadas providências, entre as quais orientar os mesários para que informem os eleitores os nomes e número dos candidatos que disputam o 2º turno. Eles também querem que a Justiça Eleitoral requisite tempo na TV e no rádio para prestar essa informação. Além disso, eles querem que a Polícia Federal apure o episódio.

continua após a publicidade

Defesa

A coligação de Belinatti protocolou nas zonas eleitorais um pedido de esclarecimento aos eleitores. Foi pedido aos juízes eleitorais para orientarem os mesários que a candidatura de Belinati não foi cassada e ele concorre sem problemas.

continua após a publicidade

O juiz eleitoral Carlos Maurício Ferreira, da 42.ª Zona Eleitoral e coordenador das eleições no município, disse que cada juiz das zonas eleitorais irá avaliar o prosseguimento das sessões que coordenam. Na medida que perceberem que o panfleto possa ter algum tipo de influência irão conceder uma espaço para esclarecer os eleitores.