A decisão da bancada do PT na Câmara dos Deputados de apresentar nove emendas à proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo recebeu o apoio do 1.º vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS). Ele disse que a posição dos senadores do partido é semelhante à manifestada pelos deputados. “Cerca de 80% dos senadores do partido são favoráveis à reforma da Previdência enviada pelo governo, mas com mudanças”, estimou Paim.

O senador elogiou a decisão da bancada da Câmara, que, por 32 votos a 22, além de 38 abstenções, votou na última quarta-feira (18) as mudanças selecionadas por um grupo de sistematização coordenado pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). “A bancada do PT não é contra a reforma da Previdência”, afirmou. “Mas a maioria não aceita a Proposta de Emenda à Constituição n.º 40 como ela está”, explicou o senador, que foi comunicado pelo relator da matéria na Câmara, deputado José Pimentel (PT-CE), de que haveria mudanças no texto em tramitação.

Paim disse que o Senado fará modificações se o texto a ser aprovado pela Câmara não atender ao que a maioria dos senadores defende.

continua após a publicidade

continua após a publicidade