O candidato do PT ao governo do Paraná, comentou ontem a atuação do presidenciável petista Luiz Inácio Lula da Silva durante o debate promovido pela Rede Globo. “Lula demonstrou tranqüilidade e segurança, além de estar muito bem informado”, disse Roque. “Foi o candidato que melhor transmitiu suas idéias e projetos para o País.” Lula participou na noite desta quinta-feira do debate realizado pela TV Globo.
“Comece fazendo o que é necessário; depois, o que é possível. De repente você estará fazendo o impossível”, disse o petista, ao encerrar sua participação, lembrando uma mensagem dita por um amigo de Lageado (RS). Para Lula, somente a sua candidatura será capaz de “colocar o País nos trilhos” e fazer o Brasil recuperar sua dignidade.
O debate entre os presidenciáveis teve alguns momentos de tensão entre os candidatos, particularmente entre os que disputam a possibilidade de ir ao segundo turno com Lula. Pelas pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta semana, José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB) têm essa chance. Ciro Gomes (PPS) conta com uma menor possibilidade. Em um eventual segundo turno, as mesmas pesquisas mostram que, hoje, Lula derrotaria todos os rivais.
Empregos
No encerramento do primeiro bloco do debate, Lula respondeu a pergunta de Serra sobre a necessidade de mudanças na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) como forma de aumentar a geração de empregos. O petista manifestou-se contrário à forma como foi feita a chamada “flexibilização” das leis trabalhistas no governo Fernando Henrique Cardoso, “até porque ela não gerou nenhum emprego”. Em discurso recente, o próprio FHC admitiu que praticamente dobrou as taxas de desemprego entre 1993 e 2001, elevando de 4,3 milhões para 7,7 milhões o número de pessoas sem trabalho nas principais regiões metropolitanas.
Lula reiterou que, para gerar empregos, não é necessário apenas mexer na legislação trabalhista, mas também criar incentivos à agricultura familiar e às cooperativas de trabalhadores, por exemplo. Estas propostas constam do Programa de Governo do PT.