O candidato do PT ao governo do Estado, Padre Roque, declarou ontem que apóia todas as reivindicações apresentadas pelos professores estaduais na manifestação desta sexta-feira, em Curitiba. “Endosso todas as lutas e reivindicações dos professores estaduais”, disse. Ao lado da senadora Heloísa Helena (PT-AL), Roque participou de uma caminhada promovida pela APP-Sindicato
Entre as principais reivindicações dos professores estão a necessidade de reajuste salarial – há mais de sete anos a categoria não obtém reposição dos índices de inflação – e a implantação do plano de cargos, carreiras e salários, cujo projeto está tramitando na Assembléia Legislativa.
O deputado também anunciou que as grades em torno do Palácio Iguaçu, instaladas pelo governador Jaime Lerner (PFL), serão retiradas no caso de vitória petista no Paraná. “Vamos retirar esta cerca logo às seis da manhã do dia 1.º de janeiro”, anunciou Roque. “Os governantes não podem viver encastelados num palácio, distantes das manifestações sociais.” Heloísa Helena também criticou a cerca existente no Centro Cívico. “Essas grades são mais uma marca da arrogância e da truculência da elite brasileira”, comentou.