Padre Roque acata propostas sugeridas pelo Crea

O candidato do Partido dos Trabalhadores ao governo, Padre Roque, comprometeu-se ontem, em Curitiba, a aplicar todas as propostas apresentadas pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) do Paraná e pelo Conselho Regional de Economia (Corecon) aos candidatos ao governo do Paraná.

Roque participou de encontro promovido em conjunto pelo Crea e pelo Corecon, que têm ouvido os principais postulantes ao Palácio Iguaçu.

O candidato petista revelou que, ao receber o documento elaborado pelos dois conselhos, reagiu com alegria por perceber que diversos pontos são comuns ao programa de governo petista: “Assumo todas as propostas formuladas aqui por essas duas entidades. A linha dessas propostas é compartilhada tanto pelo nosso programa para o Paraná quanto pelo programa de Lula para o País”.

Plano de desenvolvimento

O documento é dividido em duas partes: uma delas comporta as diretrizes para um plano de desenvolvimento sustentável para o Paraná. A outra, as propostas convergentes para a construção desse plano.

“Os indicadores censitários apontam para as deficiências do saneamento básico, habitação, emprego, segurança, educação e outras do espaço social em praticamente todo o Estado”, constata o documento.

Em sua exposição, Padre Roque fez um breve diagnóstico da atual situação enfrentada pelo Estado. “Desde os últimos 14 anos, quando cheguei ao Paraná, a primeira coisa que fiz foi tentar conhece-lo, lendo a respeito de sua história”, disse Roque. “Mais tarde, o faria de forma empírica, percorrendo todos os seus municípios e convivendo com as pessoas.”

“Uma das coisas que mais me chamou a atenção no documento foi a valorização da agricultura”, comentou. “Vamos investir na agricultura familiar e na organização de cooperativas, que transformam tudo o que é produzido, ao contrário dos setores exportadores que comercializam apenas matéria-prima, empobrecendo o Estado.”

Roque reconheceu que houve alguns avanços no setor industrial paranaense, mas ressaltou que também foram observados recuos na área.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo