Padilha: CDES ajudou diálogo entre Poderes e sociedade

O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Alexandre Padilha, afirmou hoje na abertura da 36ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) que o grupo foi fundamental para a construção de um diálogo que possibilitou a criação e aprovação de projetos importantes para o País nos últimos oito anos.

“Ao longo desses oito anos, construímos uma relação harmônica e superamos aqueles temores que existiam na criação do conselho, de que estaríamos criando um poder paralelo”, afirmou Padilha, ressaltando que o grupo serviu como instrumento para o diálogo entre Congresso Nacional, Poder Executivo e sociedade civil. O CDES, criado com o objetivo de ser um órgão consultivo da Presidência, compõe-se atualmente de 90 conselheiros e 17 ministros. É formado por empresários, sindicalistas, intelectuais e líderes de movimentos sociais.

O ministro citou a recente aprovação pelos parlamentares da Medida Provisória que favorece produtos nacionais em compras governamentais, que era uma das prioridades da agenda construída juntamente com o conselho. Padilha também lembrou a aprovação da criação do cadastro positivo e das discussões sobre o novo marco regulatório do pré-sal, que também passaram pelo CDES.

“O grupo construiu uma agenda para o desenvolvimento do País”, concluiu Padilha. O ministro disse, ainda, que o governador eleito do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, planeja criar um conselho semelhante na capital do País.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna