O candidato ao governo do estado Osmar Dias (PDT) anunciou ontem que vai participar de apenas mais um debate no segundo turno com seu adversário Roberto Requião, agendado para o próximo dia 27, na Rede Paranaense de Comunicação (RPC). ?Essa história do Requião ficar inventando debate agora para me tirar da campanha não vai acontecer. Ele não precisa fazer campanha porque usou a TV Educativa por quatro anos?, alegou Osmar.
O candidato do PDT acusou o governador de não ter ido ao debate promovido pela APP-Sindicato, alegando que estava certo da vitória no primeiro turno. ?Ele também não foi ao debate da TV Sudoeste, em Pato Branco, no dia 15 de setembro?, disse Osmar. ?Agora Requião tenta ocupar o espaço perdido na mídia?, afirma Osmar Dias.
O governador Roberto Requião não quis polemizar com o seu adversário. Requião comentou somente que irá a todos os debates, para os quais for convidado e que seu interesse maior é discutir propostas para o estado. ?Teremos debates em rádios, faculdades, na PUC e na Universidade Federal do Paraná e isso dará um conteúdo extremamente aberto e democrático ao processo eleitoral?, disse o governador licenciado. Requião aproveitou para dar um cutucão no senador Osmar Dias: ?Além dos programas de governo, o debate é importante para discutir biografias e alianças?.
Visitas
Osmar prefere dar prioridade para visitas a diversas cidades do interior do Paraná que foram alvo de sua campanha eleitoral. Segundo a coordenadora de marketing de Osmar, Cila Schulman, há duas razões para que as visitas sejam colocadas como prioridade. A primeira é que Osmar continua recebendo apoio de lideranças do interior. A outra é que o senador foi a todos os debates no primeiro turno. ?Requião surgiu com uma agenda de cerca de 20 debates, tentando pautar nosso candidato?, disse. Cila afirma que os debates da Bandeirantes e da RPC foram marcados com muita antecedência e agora não é mais possível a participação de Osmar em novos confrontos.
De dez debates que os dois candidatos foram convidados, a assessoria de Osmar informou que ele iria somente naqueles marcados no primeiro turno. Porém, o senador poderá faltar no debate da TV Sudoeste, em Pato Branco, por causa de sua agenda de viagens. Segundo Cila, o candidato já recebeu e debateu a ?Carta do Sudoeste?, incluindo as reivindicações regionais em seu programa de governo. Requião não compareceu no debate da emissora no primeiro turno, nem no da APP-Sindicato, realizado em Curitiba, em agosto.
No debate da Rádio Difusora AM de Curitiba, programado para hoje às 8h, Osmar não deve comparecer. Com esta decisão, Requião terá duas horas para apresentar suas propostas aos eleitores. O mesmo pode ocorrer no dia 21, em debate aceito pelo governador licenciado na rádio Paiquerê AM, em Londrina. A assessoria do governador licenciado informou que ele mantém o compromisso de ir a todos os debates que aceitou.
Segundo a assessoria de Requião, houve convites também para debates na Rede Record, nas rádios Difusora AM (Curitiba), na Paiquerê AM (Londrina), na TV Educativa, na TV Sudoeste (Pato Branco), na CNT e na PUC. Em decorrência da decisão de Osmar, de não comparecer em outros confrontos, o SBT-PR decidiu suspender o debate que ocorreria no sábado, 21. A decisão foi motivada também pela liminar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que cancelou ontem o debate entre os vices-candidatos a governador, Orlando Pessuti (PMDB) e Derli Donin (PP).
