Depois de quase três meses de campanha eleitoral, a palavra de ordem na campanha do senador e candidato a governador Osmar Dias (PDT) é intensificar a presença nas ruas das cidades, para ficar mais próximo do eleitor e conquistar os eventuais indecisos.
Aproveitando o aumento na movimentação das máquinas partidárias que fazem parte da coligação, “A União Faz um Novo Paraná”, o coordenador-geral da campanha, Mário Pereira, diz que agora é hora de ter uma presença cada vez maior nas ruas.
“A mobilidade do candidato indo a diversas regiões, em cidades maiores nesses últimos dias, junto com panfletagem, internet e os últimos programas de rádio e TV. É um conjunto de ações que naturalmente são incrementadas no final da campanha, porque o entusiasmo toma conta da militância” diz Pereira.
Segundo Pereira, este conjunto de ações pode interferir no voto dos paranaenses que ainda não decidiram em quem votar para comandar o Paraná nos próximos quatro anos.
“O indeciso é aquele que ficou distante da campanha. Com o aumento do volume de campanha, naturalmente as pessoas vão se posicionando e isso atinge o indeciso. Mas é normal termos até 6% de indecisos até quase o dia das eleições”, raciocina.
Para Pereira, tem que aproveitar o momento considerado de “grande euforia” e que, segundo avaliações internas da coligação, mostra o bom desempenho do candidato Osmar Dias.
“O Osmar cresceu no momento certo. Quem percebeu bem isso foi o adversário, que impugnou nesta semana as três pesquisas previstas para serem divulgadas”, atacou.
A candidata ao Senado Gleisi Hoffmann (PT) confirma que a campanha deve ser diferenciada nesta semana. “O pique é o mesmo dos últimos três meses, mas a campanha passa a ser mais de rua. Não vou fazer tanta reunião nem participar de atos, é mais participação em comício e contato com as pessoas”, diz a candidata, que deve concentrar os esforços em Curitiba e Região Metropolitana nos últimos dias.
Além do visual de rua, Gleisi acredita que os programas de televisão possam ser fundamentais. “Para o Senado sempre tem um percentual grande de indecisos, considerando as duas vagas, então as propostas na TV podem contribuir”, acredita.
Do lado da campanha do ex-governador e candidato ao Senado Roberto Requião (PMDB), não deve se alterar nada. A orientação é prosseguir com o mesmo apelo adotado pelo candidato desde o início.
Como não houve novas pesquisas divulgadas nesta semana, por causa das liminares impedindo a publicação de VoxPopuli, Datafolha e Ibope, não se sabe qual a porcentagem estimada de eleitores indecisos no Paraná. Última pesquisa Datafolha/RPC, divulgada no dia 16, mostrava que ainda havia 11% de eleitores indecisos para governador no Estado.