Foto: Aliocha Maurício |
Osmar Dias: proposta enganosa. |
Brasília – O senador Osmar Dias (PDT-PR) afirmou ontem que o governo federal não quer a Reforma Tributária, mas sim aumentar ainda mais a carga tributária. O parlamentar paranaense alertou que a guerra fiscal, gerada pela ausência da reforma, está causando desemprego no Paraná. ?Na região de Maringá e Cianorte, onde há um pólo de confecções, 1.800 trabalhadores foram dispensados nos últimos dias. Este fato ocorre porque há uma guerra fiscal entre os estados vizinhos. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul oferecem benefícios fiscais e vantagens. Com isso, os empreendimentos paranaenses vão para os estados vizinhos?, alertou.
Para Osmar, o governo federal quer apenas continuar arrecadando mais impostos. ?A diminuição do número de impostos não significa a redução da carga tributária. A proposta que vem por aí é a do crescimento da arrecadação. A mesma concentração de recursos que existe hoje continuará existindo?, completou.
Para Osmar Dias, o prazo de transição de oito anos para o fim da guerra fiscal é muito tempo. ?Os estados que têm maior poder econômico acabam massacrando aqueles mais fracos economicamente. Isso já acontece. A Constituição de 1988 acabou beneficiando os estados consumidores de energia elétrica que cobram o ICMS na distribuição. Só o Paraná, que tem a Itaipu e outras usinas hidrelétricas, perde cerca de R$ 600 milhões por ano que vão para a economia do Rio de Janeiro e de São Paulo.?