Os prefeitos e candidatos às eleições municipais devem firmar as composições de 2008 já pensando na sucessão estadual de 2010. Esse é o espírito da resolução assinada pelo presidente estadual do PDT, senador Osmar Dias, determinando que as coligações do partido nos municípios para a disputa do próximo ano sejam submetidas ao crivo do diretório regional. O vice-presidente estadual do partido, deputado estadual Augustinho Zucchi, disse que a medida estimula o PDT a lançar candidatos próprios no próximo ano.
?No mínimo, os diretórios terão que discutir as alianças. Como estamos organizados em praticamente todos os municípios, essa discussão vai se dar no Estado inteiro?, comentou Zucchi, citando que esses acordos terão desdobramentos diretos na eleição para o governo do Estado em 2010. Na lista de opções preferenciais do PDT estão os aliados da campanha do senador Osmar Dias ao governo do Estado em 2006. O PTB, PP e PSDB, seguidos pelo PTN, PTC e PT do B, encabeçam a lista.
Zucchi disse que não há vetos a partidos. ?Mas é claro que preferimos estar juntos com aqueles que estiveram conosco em 2006. Nosso rigor é para o quesito lealdade?, afirmou o dirigente pedetista. Para Zucchi, as lideranças interessadas em compor com o PDT já sinalizam que estão se aglutinando em torno de uma provável candidatura de Osmar em 2010.
Em Curitiba, a discussão sobre alianças ainda não começou, disse o vice-presidente estadual do PDT. Mas já tem uma linha, afirmou. ?A intenção é apoiar a reeleição do prefeito Beto Richa?, disse Zucchi.