Osmar Dias propõe fundo para extinguir dívidas

Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado proposta de criação do Fundo Nacional de Extinção de Endividamento para os municípios, que permite a securitização dessas dívidas e o fim definitivo dos passivos existentes.

O projeto de lei, de autoria do senador Osmar Dias (PDT-PR), tem como relator o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) também examinará a matéria.

De acordo com o projeto, os municípios terão que levantar todos os seus passivos e consolidar todas as dívidas antes de constituir o Fundo Nacional de Extinção de Endividamento. Esses dados deverão ser validados pelos Tribunais de Contas dos municípios ou dos estados.

O governo federal também ficaria autorizado a securitizar todas as dívidas apuradas e repactuá-las com cada município. Os municípios detentores de dívida mobiliária que renegociaram as suas dívidas nos anos de 1999 e 2000 não poderiam se beneficiar desse fundo.

Em sua justificação, Osmar Dias lembra que a Lei de Responsabilidade Fiscal só alcançará efetividade total se permitir que os chamados “esqueletos” fiscais sejam todos identificados e isolados das contas públicas. Segundo o senador, este fato é muito mais grave quando se analisa a questão dos municípios.

“O objetivo do projeto de lei é permitir que os municípios possam tornar os seus balanços realistas, explicitando passivos que têm origem em administrações anteriores”, argumentou Osmar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna