O senador Osmar Dias (PDT-PR) ganhou, pelo menos em primeira instância, a ação contra os responsáveis pelos jornais HoraH e HoraH News. O processo por danos morais teve início ainda em 2006, no período de campanha. Porém, a decisão, do juiz Rogério Fernandes Dias, da 10.ª Vara Cível, saiu ontem. As empresas de comunicação foram condenadas a pagar indenização de R$ 80 mil ao senador, na época candidato ao governo do Estado. Osmar Dias comemora o resultado e os réus prometem recorrer da decisão.
Como traz a sentença, além de pagamento da indenização – ?valor corrigido pelo INPC e acrescido de juros de mora de 1% ao mês? -, as empresas de comunicação Owlet Comunicação Ltda e 3.ª Via da Comunicação foram obrigadas a tornar pública esta decisão. A ação se refere ao conteúdo de doze matérias veiculadas a partir do último mês de agosto. Como traz o documento, o juiz entendeu que ?ocorreu um exagero na informação? e que ?é evidente que há alguma aproximação, ou no mínimo simpatia, entre as empresas requeridas e o então chefe do executivo deste Estado, também candidato na última eleição?.
Em nota encaminhada pela assessoria, Osmar Dias diz que ?o mais importante da decisão judicial não é o estabelecimento de uma compensação financeira, mas o reconhecimento de que fui vítima de mentiras e calúnias e que os responsáveis por esses crimes não ficarão impunes?. Ainda segundo a nota, ?a sentença confirma as denúncias feitas por ele durante a campanha, de que o HoraH e a sua versão online, claramente engajados na campanha do adversário, agiram com o único objetivo de difamá-lo?.
Representando os jornais, Cícero do Amaral Catani afirma que a empresa de comunicação vai recorrer. ?O nosso advogado teve falhas e a defesa não foi além de acusações a esses jornais. Vamos fazer uma revisão e acreditamos numa nova sentença, favorável a nós?, afirma. Catani ainda comenta que com essa ação ?Osmar Dias procura com insistência justificar e atribuir ao HoraH sua derrota?.