Nesta fase da campanha eleitoral, o candidato da coligação Paraná da Verdade, senador Osmar Dias (PDT), vai privilegiar sua presença em Curitiba e Região Metropolitana, que representam um terço do eleitorado do estado. A região foi diagnosticada como o ponto fraco da candidatura do pedetista. O deputado Augustinho Zucchi (PDT) disse que os levantamentos internos mostram que 41% da população de Curitiba e região ignoram que o senador é candidato ao governo.
A partir desta constatação, a agenda do senador nestes derradeiros quarenta dias da campanha foi adequada com a programação de reuniões quase que diárias na periferia de Curitiba e nas cidades próximas. ?Se conseguirmos equilibrar a eleição em Curitiba, acabou a eleição no Paraná?, entusiasmou-se Zucchi, acrescentando que a campanha de Osmar trabalha contra o tempo. ?Se der tempo de fazer chegar a mensagem a todas as cidades da região, haverá uma mudança de tendência em Curitiba. A vantagem do Osmar é que ele tem uma coisa fundamental. As pessoas gostam de ouvir o que ele diz?, afirmou Zucchi.
A marca
Para o senador, a marca de representante do setor rural que o acompanha não atrapalha no seu trabalho de conquista da fatia do eleitorado urbano. ?A atividade que exerci como secretário da agricultura me deu essa marca. Mas eu acho positiva. Porque se tive capacidade de realizar tanta coisa como secretário de governo, vou ter a mesma capacidade para governar o estado?, declarou Osmar.
Ele vai apresentar nos próximos dias um programa especial para a região metropolitana. ?Não é só a distribuição de leite e a tarifa social que resolvem os problemas da região. Os índices de desenvolvimento humano da maioria das cidades mostram que é importante um programa específico que faça um projeto de integração com a capital, observando o perfil de cada cidade, com ênfase na geração de empregos e segurança pública?, disse.
Uma das ações que Osmar está transformando em rotina é a realização de reuniões com lideranças dos municípios. ?Nós vamos fazer visitas em cada uma das cidades da região, além das regionais?, comentou. Anteontem à noite, Osmar participou de um encontro com mais de quinhentas pessoas, entre moradores e lideranças comunitárias da região do Pinheirinho. Lá, ele anunciou que vai criar grupos policiais especiais para o combate ao tráfico de drogas nas grandes cidades do estado.
A inserção do senador na região tem a ajuda de alguns cabos eleitorais com base em Curitiba e municípios vizinhos. Um deles é o deputado federal tucano Gustavo Fruet, que esteve com Osmar no Pinheirinho. No seu discurso, Gustavo falou do perfil do senador e sua preocupação com os espaços urbanos. ?Ele demonstra que conhece o problema do crescimento metropolitano de cidades como Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz, Ponta Grossa e Guarapuava, que são hoje pólos regionais. Além disso, consegue trabalhar na conciliação da visão do campo com o crescimento urbano. É o governador do futuro do Paraná?, declarou o deputado.
Amanhã, dia 23, Osmar Dias estará em Colombo, um dos grandes redutos eleitorais da Região Metropolitana. O pedetista irá receber o título de Cidadão Honorário na Câmara Municipal.