O nome do governador do Paraná, Roberto Requião, foi lançado como candidato à Presidência da República pelo ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, proprietário da Panorama Diário Comercial e Publicidade Ltda., empresa que venceu, na última semana, a licitação para a publicidade legal do governo do estado, sem concorrentes.
O anúncio foi feito durante encontro do Conselho Político do PMDB, ontem, em Brasília, quando o partido decidiu que, nas eleições municipais deste ano, só fará alianças (preferencialmente com o PT) em último caso ou em eventuais segundos turnos.
O encontro, que reuniu os principais líderes do partido no país e todos os governadores peemedebistas, para tratar da Reforma Tributária (apoiada, com ressalva, pelos presentes), pegou fogo quando o assunto passou a ser as eleições. E o primeiro a cobrar mudanças na política de alianças com o PT foi o próprio Requião, que avisou que, no Paraná, a prioridade será a candidatura própria. ?A regra é esta: preferencialmente o PMDB lança candidato e, para que o PT ganhe nosso apoio em algum município, terá de nos apoiar em outro?, resumiu. E foi na discussão sobre candidaturas próprias que Quércia lançou que a mesma regra deverá ser observada em 2010, dizendo que é fundamental para o PMDB, como maior partido do país, lançar um candidato à sucessão de Lula (PT). ?O PMDB tem a maior bancada no Senado, na Câmara dos Deputados, centenas de prefeitos em todo o Brasil e sete governadores. Reúne todas as condições para lançar não apenas candidaturas às prefeituras como também à presidência da República, e um dos nomes está aqui nesta mesa, é o de Roberto Requião?, afirmou Quércia.
Os elogios de Quércia a Requião tornaram-se públicos dias depois de sua empresa vencer a licitação para a publicidade legal do estado, em edital que está sendo contestado pela oposição, para que seu jornal, Diário Comércio e Indústria (DCI) publique exclusivamente, por 12 meses, a publicidade legal do estado. A bancada de oposição da Assembléia aprovou, terça-feira, pedido de informações sobre a licitação, pois suspeita de irregularidades que acabaram por favorecer a empresa de Quércia.
A campanha de Quércia para a candidatura do governador paranaense não é de hoje. Desde as eleições de 2006 ele já vem falando em Requião na presidência. Assim como, segundo a bancada de oposição, não é de hoje que o jornal do presidente do PMDB paulista publica os editais do governo do Paraná. ?O jornal de Quércia vem vencendo sistematicamente as licitações para veicular a propaganda nacional do governo do Paraná desde 2004 e já faturou com o governo Requião R$ 4.735.754,21 em quatro anos?, disse o deputado Valdir Rossoni (PSDB).