Até tu!

Oposição vai pedir o impeachment; Gleisi propõe renúncia e eleições diretas

Foto: Beto Barata/PR.

A oposição do Senado vai protocolar um pedido de impeachment de Michel Temer na próxima segunda-feira, 28, na Câmara. O anúncio foi feito em um Congresso Nacional esvaziado, típico das sextas-feiras, em que a minoria que participava da sessão plenária no Senado aproveitou para falar sobre a saída de Geddel Vieira Lima do governo federal e seus desdobramentos para a gestão do presidente da República, Michel Temer.

A sessão foi presidida por uma das mais ferrenhas opositoras da gestão peemedebista, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que também se manifestou sobre o assunto. No plenário, ela pediu que o presidente renuncie ao cargo e convoque eleições diretas. Outro petista presente na sessão, o senador Lindbergh Faria (RJ) confirmou que a oposição vai se reunir afinar o pedido de impeachment.

“Estamos trabalhando com nossa assessoria jurídica, construindo uma peça. Falei com a líder da oposição na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que está conversando com movimentos sociais e com personalidades da sociedade civil, para ver quem vai assinar esse pedido de impeachment”, informou ele.

Para Lindbergh, o pedido de impedimento deve ser apresentado por ser “inadmissível” o uso da presidência da República para “pressionar” um ministro de sua gestão. “Esse é um caso claro de crime de responsabilidade, de advocacia administrativa, de tráfico de influência. Se o presidente Temer fez isso com um ministro da Cultura, para intervir num empreendimento imobiliário na Bahia, fico a pensar nos outros ministérios. O que estaria acontecendo com o pré-sal, que envolve multinacionais petroleiras?”, atacou o senador.

Paralelamente à articulação capitaneada pelo PT, a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados já anunciou que vai protocolar na segunda-feira (28) um pedido de impeachment do presidente Temer. “Agora sim estamos diante de um crime de responsabilidade”, escreveu o líder do Psol na Casa, Ivan Valente (SP), em nota divulgada pela assessoria de imprensa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna