O deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB), líder da oposição na Assembléia Legislativa, declarou ontem, na reabertura dos trabalhos da Casa após o recesso parlamentar, que a oposição fará de tudo para aprofundar a análise das contas do governo do Estado no exercício de 2006. Aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado, as contas serão analisadas a fundo pela oposição, garantiu Rossoni.
Para o deputado, as ressalvas não apresentaram novidades, visto que a maioria dos questionamentos já havia sido apresentada pelos deputados de oposição. ?O que eu estranho é que se dá um parecer favorável às contas com 23 ressalvas. Essa aprovação não tira a legitimidade de quem realmente aprova ou reprova as contas do governo. Vamos buscar mais números para comprovar que o governo passou o ano de 2006 com déficit de caixa?, disse Rossoni.
O parlamentar disse ainda ter ficado estarrecido, ao analisar as contas do Estado, que, segundo ele, apresentam equívocos em relação às prioridades do Paraná. ?Uma delas foi a constatação que o governo investiu mais na TV Educativa – que o governador transformou numa aberração de culto à personalidade e agressão a adversários – do que na agricultura, que é o que sustenta nosso Estado?, concluiu Rossoni.
Também sobre as contas, o deputado Reni Pereira (PSB) exaltou as denúncias feitas pelos parlamentares durante os trabalhos do primeiro semestre. ?Tudo o que fizemos aqui foi com base em dados oficiais. Só queremos que o Estado se abstenha de publicar dados provisórios?, disse Pereira, que aguarda a chegada do relatório do TC à Assembléia para analisar com mais cautela as ressalvas apontadas. ?Estou tentando discutir com substância desde março. Mas o secretário da Fazenda partiu para o ataque para não responder às denúncias. Vamos analisar com mais critério essas contas, que apesar de ter sido aprovadas pelo TC, têm muitos fatos que continuarão sendo investigados.?