?Oposição tem medo de o PAC dar certo?

Foto: Agência Brasil
Mantega: ?Serra não entendeu o espírito do PAC?.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, rebateu duramente as críticas do governador de São Paulo, José Serra. Em Davos (Suíça), onde participou até ontem do Fórum Econômico Mundial, o ministro da Fazenda disse que a oposição tem medo de o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) dar certo, e de ficar sem discurso. ?É capaz de ela (a oposição) ficar sem discurso se o PAC for um programa coerente, consistente e eficaz?, disse o ministro.

Para o ministro da Fazenda, o governador José Serra ?não entendeu o espírito do PAC, que é o de colocar em primeiro plano o interesse do País, e não interesses políticos específicos?. Ele avisou também que vai apresentar uma lista de investimentos federais a Serra na próxima sexta-feira, quando tem uma reunião marcada com o governador: ?Vou levar uma lista muito extensa com os valores a serem alocados em projetos em São Paulo, nas áreas de energia, logística, portos e aeroportos, mostrando o quanto o Estado está sendo beneficiado?, disse Mantega.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva que retornou durante a madrugada de ontem de Davos disposto a se dedicar ao PAC, lançado na última segunda-feira em cerimônia no Palácio do Planalto e no qual o governo aposta seu futuro e o do País. Na semana que vem, Lula começará uma maratona de viagens e reuniões destinada a esclarecer, propagandear e pedir ajuda para setores da sociedade para que pressionem os parlamentares a aprovar o plano.

As primeiras viagens de Lula serão voltadas para obras e ações ligadas ao PAC. Na próxima terça-feira, ele vai a Recife, onde passa a noite. No dia seguinte, no Porto de Suape, assinará contratos para a construção dos dez primeiros navios da Transpetro. O PAC prevê a construção da refinaria Abreu e Lima e o polo têxtil do Nordeste no Porto de Suape.

De Suape, Lula segue para Parnamirim, no Rio Grande do Norte, para visitar obras na rodovia BR-101 Nordeste. O PAC prevê a pavimentação desta estrada. Na seqüência, ele vai a Crateús, no Ceará, para prestigiar a inauguração de uma usina de biodiesel da Brasil Eurodiesel, maior produtora deste combustível no País. No PAC estão previstos investimentos de R$ 150 milhões em refinarias para o processamento de óleos vegetais.

Na próxima sexta-feira, o presidente irá a Paulínia e Campinas, no interior de São Paulo, para o lançamento da pedra fundamental de uma unidade de produção de prolipopileno e para a inauguração de uma estação de tratamento de esgoto, outra obsessão de Lula para o segundo mandato.

Além das viagens, o presidente se dedicará a reuniões com vistas à aprovação do PAC. Na próxima terça-feira, antes de viajar a Recife, receberá presidentes de partidos e lideranças do Conselho Político para discutir o pacote que foi encaminhado ao Congresso. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo