Foto: Arquivo

Rubens Bueno: melhor projeto.

continua após a publicidade

A aliança dos partidos de oposição ao PMDB e ao PT discutiu, ontem, os apoios para as eleições municipais na Região Metropolitana de Curitiba.

Mas os presidentes estaduais do PDT, Osmar Dias; DEM, Abelardo Lupion; PSDB, Valdir Rossoni; do PPS, Rubens Bueno, e do PSB, Severino Araújo ainda não definiram quais nomes serão apoiados em cada município, muito menos qual será a aliança adotada na capital.

Tudo isso voltará a ser discutido no próximo dia 30, na sede do DEM. De definição, ontem, apenas ficou acertado que as cinco legendas realizarão suas convenções até o 22 de junho.

Na terceira reunião da nova aliança, os líderes dos cinco partidos acordaram que as legendas deverão apresentar um diagnóstico do quadro político na Grande Curitiba com base nas chances de cada pré-candidato. ?Estamos trabalhando no mapa político da Região Metropolitana da mesma forma em que fizemos em outros 70 municípios do estado. A meta é respeitar a aliança e definir o melhor candidato e o melhor projeto para as cidades da região?, afirmou o presidente do PDT, senador Osmar Dias.

continua após a publicidade

O presidente dos Democratas, deputado federal Abelardo Lupion, ressaltou que os cinco partidos têm candidatos em vários municípios metropolitanos, mas que a decisão pelo apoio será consenso na aliança. ?Não basta nos reunirmos em torno de um nome. É necessário trabalharmos pelo melhor projeto de gestão pública. Buscamos denominadores comuns para a elaboração de um grande projeto para o Paraná?, reforçou o presidente do PPS paranaense, Rubens Bueno.

O presidente do PSDB do Paraná, disse que ainda não chegou a hora de a aliança discutir Curitiba. ?A capital está em um outro nível, não será discutida nesta conjuntura, mas chegará o momento de discutirmos a situação de Curitiba?, disse Rossoni, que afirmou que seguirá trabalhando para que PPS e DEM também confirmem apoio à candidatura à reeleição de Beto Richa (PSDB), apoio já declarado por PSB e PDT. ?O coroamento de todas essas reuniões e esse trabalho de discutir alianças município por município será a união das cinco legendas em torno de Beto Richa?, vislumbra Rossoni.

continua após a publicidade