A Polícia Federal deflagrou hoje uma operação para cumprir 56 mandados de busca, apreensão e prisão na região do município de Traipu, a 178 quilômetros de Maceió, em Alagoas.

continua após a publicidade

O objetivo da ação policial, denominada ‘Operação Tabanga’ – numa alusão ao nome de uma serra do município – é desarticular uma quadrilha especializada em desviar recursos públicos da merenda e do transporte escolar.

De acordo com informações da Controladoria Geral da União (CGU), a quadrilha teria desviado mais de R$ 8 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A quadrilha seria liderada pelo prefeito de Traipu, Marcos Santos, que está com prisão preventiva decretada. A mulher de Santos, funcionários da prefeitura e pelo menos três seguranças do prefeito também deverão ser presos.

continua após a publicidade

Os acusados são suspeitos de envolvimento em mais de 10 crimes, incluindo improbidade administrativa, peculato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, falsificação de documentos, fraude à licitação e formação de quadrilha.