Assembleia

Conheça os oito aliados de Bolsonaro eleitos como deputado estadual no Paraná

Bolsonaro com Delegado Francischini e Felipe Francischini.
Delegado Francischini, eleito deputado federal, e seu filho, Felipe Francischini, eleito deputado estadual, acompanham Jair Bolsonaro em evento em Curitiba. Foto: Arquivo/Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Em 2014, o PSL elegeu um único deputado estadual no Paraná. Passados quatro anos, a onda bolsonarista fez o partido conquistar oito cadeiras na Assembleia Legislativa, alçando-o ao posto de maior bancada da Casa a partir de fevereiro.

Mais votado entre os 33 partidos que disputaram o pleito para o Legislativo estadual, o PSL, legenda do presidenciável Jair Bolsonaro, também foi impulsionado pela candidatura de Fernando Francischini. O delegado licenciado da Polícia Federal obteve a maior votação da história do Paraná de um candidato a deputado estadual (quase 428 mil votos). Sozinho, conseguiu quatro cadeiras para o PSL. As outras quatro vieram graças à grande votação da coligação “Endireita Paraná” (mais de 808 mil votos), que ainda contava com PTC e Patriota.

+Leia mais: Veja lista completa dos deputados estaduais eleitos no Paraná

Delegado Francischini (427.749 votos)

Delegado Francischini, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Denis Ferreira Netto

O londrinense de 48 anos é formado em Direito. Foi oficial do Exército e da Polícia Militar, antes de ingressar na Polícia Federal como delegado. Ganhou projeção com as prisões do traficante colombiano Juan Carlos Abadia e do contrabandista Law Kim Chong e elegeu-se deputado federal por dois mandatos, em 2010 e 2014. Tem no currículo político o comando da “Batalha do Centro Cívico” no papel de secretário de estado da Segurança Pública, que resultou em 213 feridos no confronto entre policiais e servidores públicos em Curitiba.

Coronel Lee (58.343 votos)

Coronel Lee, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Reprodução/Facebook

Curitibano de 53 anos, também é formado em Direito. Ingressou na Polícia Militar em 1985 e passou por diversos batalhões: Choque, Rodoviário, Florestal, de Trânsito, Bope. Antes desta eleição – a primeira que disputou −, chefiava o 5º Comando Regional, em Cascavel. Vai se aposentar da PM no final deste ano.

Delegado Fernando (36.937 votos)

Delegado Fernando, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Reprodução/Facebook

Nasceu em Marília, no interior de São Paulo, e tem 43 anos. Antes de se formar em Direito e começar a prestar concursos públicos, foi bancário. Aprovado em 2003 na prova de delegado da Polícia Civil do Paraná, já atuou em Xambrê, Goioerê, Maringá e atualmente trabalha em Umuarama. Esta foi a primeira eleição dele.

Luiz Fernando Guerra (32.216 votos)

Luiz Fernando Guerra, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Reprodução/Facebook

É de Pato Branco, na região sudoeste, e tem 33 anos. Advogado, já atuou em campanhas eleitorais e prestou serviços a deputados estaduais. Na gestão de Valdir Rossoni à frente da Presidência da Assembleia Legislativa, foi chefe de gabinete da diretoria-geral da Casa. Desde 2013, dedica-se à empresa de sementes da família. Apesar de ser a primeira eleição, foi beneficiado pelo histórico político dos tios (Ivanio e Alceni), ex-deputados federais.

Missionário Ricardo Arruda (27.574 votos)

Missionário Ricardo Arruda, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Reprodução/Facebook

Natural de São Paulo capital, tem 56 anos. É empresário e Missionário da Igreja Mundial do Poder de Deus, do Apóstolo Valdemiro Santiago. Foi candidato a vereador em São Paulo pelo PDT no ano 2000, mas não se elegeu. Mudou-se para Curitiba em 2009 e assumiu o mandato de deputado federal pelo Paraná por quatro meses em 2013, como suplente do PSC. Na sequência, elegeu-se deputado estadual também pelo PSC em 2014, na onda Ratinho Junior.

Do Carmo (17.695 votos)

Do Carmo, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Reprodução/Facebook

Maringaense de 42 anos, integrou a Polícia Militar durante 15 anos. Deixou a corporação para atuar como advogado criminal. Entre 2013 e 2016, foi secretário municipal da Junta do Serviço Militar de Maringá, com o objetivo de apoiar o Exército no alistamento anual de cerca de 7 mil jovens da cidade e da região metropolitana. Exerce o primeiro mandato de vereador no município, tendo sido eleito pelo PR.

Emerson Bacil (17.626 votos)

Emerson Bacil, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Reprodução/Facebook

Nasceu em São Mateus do Sul, no Sudoeste do estado, e tem 35 anos. É advogado e dono de uma das principais rádios FM da região. O pai dele foi vereador e prefeito do município vizinho de São João do Triunfo, a 30 quilômetros de distância. Em 2008, pelo PPS, o deputado eleito chegou a se candidatar a vice-prefeito da cidade que foi administrada pelo pai, mas perdeu a disputa.

Subtenente Everton (13.047 votos)

Subtenente Everton, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Reprodução/Facebook

É de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e tem 46 anos. Filho de marinheiro, morou em vários estados do país. Formado em Direito, ingressou no Exército em 1991 e serve em Curitiba desde 2003. Atualmente, está lotado na 5ª Divisão do Exército, no bairro Pinheirinho. Foi candidato a vereador na capital do estado em 2016, pelo PV, mas não se elegeu.

Bolsonaro amplia vantagem em nova pesquisa Datafolha pro 2º turno

 

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna