Servidores de secretarias e órgãos do governo do Paraná e de outros poderes públicos estarão reunidos amanhã para participar da oficina ?Políticas e Estratégias de Prevenção e Combate à Corrupção?, que será realizada pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria-Geral (Seoge), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e o projeto EuroBrasil 2000.

continua após a publicidade

As atividades da oficina serão realizadas no auditório do Palácio das Araucárias. De acordo com o secretário especial Luiz Carlos Delazari, da Corregedoria e Ouvidoria-Geral, o objetivo do encontro é debater estratégias de prevenção e combate à corrupção. ?Além disso, temos a proposta de trocar experiências, para colocá-las em prática, a fim de que a administração pública aprimore seus instrumentos de combate à corrupção?, afirma.

Delazari explica que cerca de 40 pessoas devem participar da oficina. ?Convidamos para o evento os servidores das áreas jurídica e de auditoria da nossa secretaria e funcionários do Tribunal de Contas do Estado, da CGU no Paraná, do Sistema de Controle Interno do governo, da Procuradoria-Geral do Estado, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, das Polícias Civil e Militar, e das Secretarias da Administração e da Justiça e Cidadania, entre outros órgãos?, diz.

Os trabalhos da oficina serão conduzidos pelo perito francês Jean Cartier-Bresson, professor da Universidade de Versailles Saint Quentin e membro do Centro de Economia e de Ética para o Ambiente e o Desenvolvimento. Ele fará palestras sobre ?Boa governança para prevenção da corrupção? e ?Políticas de luta contra a corrupção?. Além disso, haverá debates e apresentação da estrutura e do funcionamento da Controladoria-Geral da União no Paraná.

continua após a publicidade

A oficina faz parte das atividades deste ano do Projeto EuroBrasil 2000, fruto de uma parceria entre o Brasil e a União Européia que visa à modernização da máquina pública, por meio da realização de seminários e oficinas para a capacitação de servidores, entre outras ações. Atividades semelhantes ocorrerão em Pernambuco e na Bahia, que, junto com o Paraná, foram os Estados escolhidos para sediar oficinas sobre combate à corrupção.