O governador Beto Richa sancionou nesta sexta-feira (16), no Palácio das Araucárias, a lei estadual 909/2011, que cria a Secretaria de Estado do Esporte. Com isso, a pasta – que até agora funcionava em caráter especial – ganha autonomia, com orçamento e quadro de pessoal próprios, o que garantirá melhores condições para a promoção do esporte no Paraná.
A Secretaria do Esporte ficará responsável pelo planejamento, organização, acompanhamento e manutenção das políticas e diretrizes do governo do Estado para o esporte e o lazer.
“Está concretizado um sonho da comunidade esportiva de todo o Paraná. É uma conquista que certamente dará muitos frutos”, disse o secretário do Esporte, Evandro Rogério Roman. “Com a criação da secretaria, vamos ter uma equipe ainda mais forte, que garantirá mais atenção ao esporte paranaense e melhores resultados”, disse Richa.
De acordo com o Roman, o esporte em todos os municípios do Estado será fortalecido com a criação da secretaria: “Teremos autonomia, maiores investimentos e condições para atingir os pequenos, médios e grandes municípios”.
Segundo Roman, a partir do ano que vem o orçamento da secretaria passa de R$ 7,5 milhões para cerca de R$ 50 milhões. “Era um orçamento pequeno para um estado com população de 10 milhões de habitantes. Agora teremos também a possibilidade de buscar recursos, por meio da lei federal de incentivo ao esporte, junto às empresas do Estado, e com isso fortalecer as federações esportivas”, afirmou.
O secretário disse que entre os projetos para 2012 está a construção de pistas de atletismo e centros de treinamentos no interior do Estado e investimentos nos programas Talento Olímpico, Combate à Obesidade e Jogos da Reforma Agrária, entre outros. Segundo ele, além de dar atenção a esportes que já têm tradição no Paraná, a intenção é fomentar outras modalidades, para que melhorem rendimento e resultados.
Com a criação da secretaria, a Paraná Esportes – autarquia responsável por programas da área – dá lugar ao Instituto Paranaense de Ciência e Esporte (IPCA), ligado à nova pasta.