A criação de um canal próprio para receber denúncias contra candidatos nas próximas eleições é uma das ações da campanha de combate à corrupção eleitoral lançada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secção Paraná.
A informação é do presidente da entidade, Alberto de Paula Machado, que esteve nesta sexta-feira (30) à noite em Maringá participando do 3º Compromisso de Novos Advogados, realizado na sede da Subseção local.
De acordo com o presidente da OAB Paraná, até então as denúncias sobre abuso de poder, compra de votos e outras irregularidades cometidas durante o processo eleitoral eram feitas diretamente ao Judiciário. ?A maioria dos cidadãos fica intimidada e não denuncia. Com este canal, acreditamos que este obstáculo não existirá?, comenta.
Alberto de Paula diz que serão instalados comitês em todas as subseções da OAB, atingindo, desta forma, todos os municípios. A campanha vai se utilizar também de cartazes, cartilhas, palestras em igrejas, escolas. Estão participando do movimento diversas entidades como a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), entre outras.
Maringá
O presidente da OAB Maringá, César Moreno, se antecipou e deu inícios às discussões para a formação do comitê. ?Eleições limpas? é o slogan da campanha que será lançada na cidade.
O primeiro passo a ser dado será a criação da Comissão de Direito Eleitoral, que será constituída na próxima semana. Está agendada também, segundo Moreno, uma reunião, no próximo dia 6, às 9h30, na sede da Ordem, com promotores, juízes eleitorais e advogados especialistas no tema para definir os rumos da campanha. Em seguida, serão convidadas diversas entidades para participarem da campanha.
Diagnóstico
O presidente Secção do Paraná, Alberto de Paula Machado, anunciou, também, que o resultado do Diagnóstico do Judiciário será divulgado no próximo dia 10. Foram ouvidos mais de 8 mil advogados do estado. Segundo ele, esta é a mais completa avaliação da Justiça feita no País.