O veterano contra o jovem na eleição em Ponta Grossa

O atual prefeito, Pedro Wosgrau (PSDB), e o radialista Sandro Alex (PPS) disputam hoje, 26, o segundo turno das eleições em Ponta Grossa. Wosgrau está em busca do terceiro mandato. Ele foi eleito prefeito pela primeira vez em 1988 e voltou ao cargo em 2004.

Sandro Alex está concorrendo ao seu primeiro mandato eletivo e surpreendeu os meios políticos ao se classificar para o segundo turno, derrotando o deputado estadual Jocelito Canto (PTB), que era apontado como favorito e acabou em terceiro lugar.

Wosgrau fez 67.791 votos, ou 39,44% no primeiro turno das eleições. Sandro Alex obteve 48.982 votos, ou 28,50%. Ponta Grossa tem 210.535 eleitores. O prefeito tucano buscou consolidar a vantagem do primeiro turno com um palanque misto de apoios, em que conseguiu juntar tucanos e peemedebistas, adversários no plano estadual.

O tucano foi o único candidato a ter o apoio e a participação do governador Roberto Requião (PMDB) na campanha do segundo turno. Em Londrina, Requião não se envolveu.

Mas foi a Ponta Grossa demonstrar seu apoio a Wosgrau na propaganda eleitoral gratuita para retribuir a adesão do prefeito à sua campanha à reeleição para o governo, em 2006.

Já o senador Osmar Dias (PDT), que disputou a eleição com Requião, decidiu apoiar Sandro Alex e participou de diversas atividades da campanha na cidade. Além de Osmar, a campanha de Sandro Alex recebeu também a visita do presidente nacional do PPS, Roberto Freire, e o ministro das Cidades, Marcio Fortes, do PP.

Wosgrau disse que a soma de apoios fortaleceu sua candidatura no segundo turno, mas que uma das suas principais vantagens é o trabalho que desenvolveu na cidade. Ontem, Wosgrau fez caminhadas pelas ruas centrais e,no meio da tarde, liderou uma carreta em que fez o último contato com os eleitores antes da eleição.

Sandro Alex também foi às ruas no último dia da campanha. Na pesquisa Ibope divulgada no dia 17, o candidato do PPS estava com 47% das intenções de voto, contra 41% de Wosgrau.

Como a margem de erro da pesquisa era de quatro pontos percentuais, eles estavam tecnicamente empatados. Porém, havia 9% de indecisos. Wosgrau afirmou que, durante a campanha, não encomendou nenhuma pesquisa. “Preferi fazer campanha”, disse.

O atual vice-prefeito, Rogério Sermam, concorre à reeleição na chapa de Wosgrau. Ele é filiado ao DEM. Já o PPS lançou chapa pura. Leopoldo Cunha Neto, do PPS, é o candidato a vice-prefeito de Sandro Alex.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna