Os eleitores de Nuporanga, cidade da região de Ribeirão Preto com 7.004 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009, estrearam hoje a votação biométrica (que identifica o eleitor por impressão digital) no Estado de São Paulo. “Foi rápido e seguro”, afirmou a dona de casa Maria Aparecida Alves de Oliveira Dias, de 60 anos, uma das primeiras a votar na 23ª seção da Escola Estadual Maria Carolina de Lima. “Achei mais rápido que das outras vezes”, disse a professora Regina Petruz, de 34, que votou antes de Maria Aparecida, na mesma seção.

continua após a publicidade

Nuporanga tem sua economia voltada à agropecuária e tem uma população simples, modesta. O município passou, obrigatoriamente, por recadastramento entre dezembro e maio deste ano, pois tinha mais de 65% da população como eleitores (5.545). Assim, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) escolheu a cidade para introduzir a votação biométrica no Estado de São Paulo. Pelo novo sistema, até levar documentos com fotos ou títulos eleitorais ficam dispensados. Basta o eleitor ser reconhecido pela digital, votar e levar o comprovante para casa.

“Isso dá maior segurança à estrutura e à operação, aumentando a confiabilidade do sistema”, garantiu o juiz eleitoral local, Cesar Antonio Coscrato. “A expectativa é que a votação ocorra sem embaraço ou complicação”, emendou Coscrato, lembrando que um simulado, com 226 pessoas, sem problemas, foi feito em 21 de agosto. No final da tarde, o juiz informou que a expectativa foi superada, mas que alguns casos (não soube o número, com exatidão), as digitais não foram reconhecidas. Apesar disso, com os reconhecimentos das pessoas, pelas documentações e assinaturas, os eleitores foram liberados para votar.

A votação digital em Nuporanga transcorreu normalmente, em duas zonas eleitorais (22 urnas eletrônicas). Estavam aptos a votar 4.928 eleitores, segundo o chefe do cartório de Nuporanga, Edmir Pereira. Desse total, 4.611 (83,16% do total anterior) fizeram o recenseamento. Os outros 317 eleitores eram pessoas que emitiram novos títulos de alistamentos (quem fez o título eleitoral pela primeira vez, a partir dos 16 anos) ou fizeram transferências (mudança do título para Nuporanga). No País, mais de 1 milhão de eleitores foram recadastrados em 43 municípios. A Justiça Eleitoral pretende estender o sistema biométrico em todo o Brasil até 2016.

continua após a publicidade