Número menor de detenções

Caiu mais pela metade o número de detenções no segundo turno das eleições no Paraná. Conforme balanço parcial do Centro de Triagem da Justiça Eleitoral – montado no ginásio da PUC-PR -, 255 pessoas foram detidas no interior do Estado, 13 na Região Metropolitana e seis em Curitiba, até o final da tarde de ontem. No primeiro turno, foram 1.117 detenções em todo o Paraná – entre 70 e 90 só em Curitiba. Também foi apreendido ontem um veículo com propaganda irregular em Campina Grande do Sul e 15 veículos no interior – seis conduzindo eleitores e nove com propaganda irregular.

Para o coordenador da triagem e chefe de Planejamento do Comando da Capital, major Roberson Luiz Bondaruk, a queda se deve à redução do número de candidatos e conseqüentemente de cabos eleitorais, além da agilidade na votação. “No primeiro turno houve muitos problemas, como atraso na votação. Com as pessoas muito tempo na fila, havia confusão, panfletagem”, apontou.

Entre os motivos das detenções, mais de 40% se referem à boca-de-urna. O transporte de eleitores, carros de som fazendo propaganda e a bebida alcoólica são outros fatores. De acordo com o major, um dos municípios com maior número de detenções relativas à boca-de-urna foi Jacarezinho, no Norte Pioneiro, com 56. Em Curitiba, um dos detidos foi encaminhado ao 2º Distrito Policial. É que ele estaria promovendo desordem em um bar e portando uma faca. Encaminhado ao Centro de Triagem da Justiça Eleitoral, foi verificado que ele era egresso do sistema penitenciário, onde permaneceu preso durante onze anos.

A Polícia Militar também apreendeu materiais de propaganda política como bandeiras, bonés, camisetas e faixas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo