O primeiro encontro bilateral do novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, será com o governo brasileiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou hoje, durante entrevista coletiva em Bogotá, que Santos vai se encontrar com ele no próximo dia 1º de setembro.

continua após a publicidade

Santos, que sucede Álvaro Uribe, tomou posse na tarde deste sábado. O encontro com Lula será no Palácio do Planalto, que volta a ser a sede da Presidência brasileira dentro de duas semanas. O palácio passou por uma reforma geral, que deveria ter sido concluída em abril, no aniversário dos 50 anos da capital. No período da reforma, a Presidência e os assessores principais de Lula ficaram alojados em uma parte do edifício do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).

Na avaliação do presidente Lula, “50% do caminho” para o restabelecimento das relações diplomáticas entre a Colômbia e Venezuela já foi andado. Na avaliação do presidente brasileiro, isso foi possível com a decisão do chanceler da Venezuela, Nicolas Maduro, ter aceitado participar da solenidade de posse de Santos, apesar de Hugo Chávez ter suspendido as relações diplomáticas com a Colômbia.

continua após a publicidade