A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) tem um novo presidente a partir desta terça-feira (5). Prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha (PPS) tomou posse do cargo hoje. Apesar de pertencer a um partido alinhado ao governo estadual, Gabão, como é mais conhecido, garante que não sofrerá interferência política em sua atuação na entidade. Além disso, por ser o primeiro representante da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), ele pretende discutir as questões dos municípios que a compõem, principalmente no que se refere ao orçamento.

continua após a publicidade

“Independente de eu estar alinhado ou não com o governo estadual, esta é uma chapa que não está alinhada e representa os interesses dos municípios, que podem conflitar com os do governo em algum momento. Não tivemos qualquer interferência do governo durante a eleição e vamos continuar assim”, afirma. De acordo com ele, a nova diretoria deve atuar em dois aspectos.

Em âmbito estadual, a luta é para melhorar as condições do transporte escola. Já em âmbito nacional, a AMP pretende discutir junto à Confederação Nacional dos Municípios a questão dos investimentos na área da saúde. “Precisamos que haja uma definição das responsabilidades do governo federal  em relação aos recursos destinados à saúde porque ainda há muitas dúvidas nesse aspecto”.

Mesmo tendo participado da diretoria anterior como vice-presidente, Gabão prevê mudanças na gestão da entidade. “A diretoria passada enfrentou algumas dificuldades porque teve que trabalhar com um governo já em seu período final e um processo eleitoral acontecendo no meio. Como estamos começando praticamente junto como governo, acreditamos que há uma possibilidade maior de consolidar as conquistas”, avalia.

continua após a publicidade