Foto: Aliocha Maurício |
Dilceu Sperafico passou a presidência da legenda para Ricardo Barros. continua após a publicidade |
O deputado federal Ricardo Barros tomou posse, ontem, como novo presidente da comissão executiva provisória do Partido Progressista (PP) no Paraná. ele substitui o também deputado federal Dilceu Sperafico, e terá a missão de conduzir o partido nas eleições municipais do ano que vem.
A posse foi oficializada num evento ?com a cara do partido?, em um restaurante de Curitiba. ?Conseguimos reunir lideranças dos principais partidos aqui. Esse é nosso jeito de fazer política, com diálogo com todas as legendas e diversas alianças?, disse Ricardo Barros. Participaram do evento de ontem o ministro das Cidades, Márcio Fortes (PP), o senador Osmar Dias (PDT), o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), e o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB) entre outros prefeitos, deputados e vereadores de todo o estado.
O clima amistoso com os demais partidos também foi destacado por Dilceu Sperafico ao transmitir o cargo. ?Este ato significa apenas uma transferência de trabalho, em um partido simples, neutro, mas que sempre soube construir alianças?, destacou.
Apesar do discurso afinado com o PDT de Osmar Dias e o PSDB de Beto Richa no estado, Ricardo Barros é vice-líder do governo na Câmara Federal, e o partido tem o ministro das cidades, ?que é quem está conduzindo o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – no Brasil?, lembrou Sperafico. Márcio Fortes foi, inclusive, o convidado de honra da solenidade de posse de Barros. ?São companheiros que acompanho há muito tempo e que sei da capacidade de correr atrás das soluções para os problemas de seu estado?, disse o ministro sobre a executiva estadual do PP.
Sobre o PAC, Fortes garantiu que o programa vai mudar a base do país, sobretudo na área social. ?Investindo em habitação e saneamento teremos reflexo na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida, por isso o PP comprou essa idéia?, disse.
Já o novo presidente do PP vê nas eleições municipais do ano que vem o grande passo para a consolidação do partido. ?Além dos três deputados federais e quatro estaduais, temos 40 prefeitos e queremos aumentar esse número, fazendo o maior número de candidaturas próprias e consolidando alianças nos demais municípios?, disse.
Também presente na posse de Ricardo Barros, o senador Osmar Dias voltou a comentar a batalha que vem travando no Senado para salvar o Paraná da multa imposta pela Secretaria do Tesouro Nacional por conta dos títulos podres. Osmar elogiou a indicação de Valdir Raupp (PMDB-RO) para a relatoria do Projeto de Resolução, ?porque é ligado com o governo e do partido do governador do Paraná?, mas disse ainda ver dificuldades na aprovação do projeto, lembrando que o banco Itaú distribuiu farta documentação contestando o fim da multa.