Nossos partidos

O grande problema de nossa democracia tem sido sempre os nossos partidos políticos. Tem sido permanente a crítica de que os nossos partidos não têm ideologia e nem demonstram firmeza quando assumem uma posição. Até que surgiu o PT.

E por algum tempo o Partido dos Trabalhadores foi reverenciado como aquele que se distinguia dos demais, pela sua coerência e pela sua postura política. Até que…

Em depoimento sigiloso prestado a uma comissão de promotores do Ministério Público, o médico João Daniel, irmão de Celso Daniel, o prefeito de Santo André brutalmente assassinado, denunciou a existência de um esquema de arrecadação de propinas na Prefeitura de Santo André, propinas que se destinavam a constituir um fundo para financiar as campanhas políticas do Partido dos Trabalhadores.

João Francisco Daniel, depois do assassinato de seu irmão, revelou que havia na prefeitura um esquema pelo qual levava dinheiro para o presidente do partido, José Dirceu.

Gilberto Carvalho, que foi secretário de Comunicação e de Governo, na gestão de Daniel assumiu a função de coordenação na campanha presidencial de Lula. Em palavras suas: “Gilberto arrecadou e entregou a Dirceu US$ 1,2 mil para a campanha de São Paulo e para a futura campanha nacional do PT.”

Esses recursos teriam sido extorquidos por Sérgio Gomes, o Sombra, e pelo secretário de Serviços Municipais Klinger Souza, já denunciados pelo Ministério Público, por formação de quadrilha.

Se até o PT entrou nessa, continuamos com a nossa democracia tendo que enfrentar o seu maior problema: a ilegitimidade dos partidos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo