A Promotoria de Justiça de Icaraíma, região Noroeste do estado, enviou ontem recomendação administrativa para as Prefeituras e Câmaras Municipais de Icaraíma, Ivaté e Alto Paraíso, visando coibir a manutenção ou contratação, para cargos providos sem concurso público, de parentes em até 3.º grau de prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores. O objetivo é evitar o nepotismo nos poderes Executivo e Legislativo locais.
A recomendação fixa prazo de 90 dias para que parentes, se houver, sejam exonerados. "Se, após esse período, a população souber que existem parentes com cargos em comissão trabalhando na câmara ou na prefeitura e seus órgãos, poderá informar a promotoria, para que possamos ingressar com ação civil pública, requerendo judicialmente a exoneração de tais funcionários", diz o promotor de Icaraíma, Leandro Antunes Meireles Machado.
Com essa recomendação, chega a 19 o número de cidades notificadas sobre nepotismo, pelo Ministério Público: Icaraíma, Ivaté, Alto Paraíso, Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Paranacity, Chopinzinho, Bela Vista do Paraíso, Guaratuba, Santa Mariana, Loanda, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, São Pedro do Paraná, Arapongas, Sabáudia, Astorga, Santa Fé, Iguaraçu, Munhoz de Mello, Flórida e Ângulo.