Nomeações em estatais cabem ao Executivo, afirma Dilma

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta terça-feira, 2, que todos os poderes no Brasil têm de ser respeitados. Para a presidente, no entanto, a nomeação de representantes de autarquias, estatais e ministérios cabe ao poder Executivo. “É preciso ter autonomia do Legislativo, do Judiciário e Executivo. É preciso ter independência”, afirmou a jornalistas, após o lançamento do Plano Safra 2015/2016. “Consideramos que a nomeação de estatais, ministérios e autarquias é prerrogativa do Poder Executivo”, continuou.

A fala de Dilma refere-se ao anteprojeto de lei que inclui dirigentes de estatais como Petrobras, Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na lista de autoridades submetidas a sabatinas e à aprovação dos senadores.

O texto foi divulgado na noite dessa segunda-feira, 1º, horas depois de os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), criarem uma comissão mista para tratar da Lei da Responsabilidade das Estatais.

Na prática, porém, o anteprojeto amplia o poder do Senado de rejeitar indicações feitas pelo Planalto para a presidência das sociedades de economia mista de capital aberto e de empresas públicas.

Hoje, a legislação prevê sabatina e votação secreta no plenário para indicações de diretores de agências reguladoras e de órgãos como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), além de diplomatas. O Senado também sabatina e dá aval a indicações para tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal.

Dilma evitou falar mais sobre a proposta de Renan e Cunha e encerrou as perguntas dos jornalistas. “No mais, agradeço a atenção do senhores. Se eu falar muito, vocês botam os outros assuntos, e não o assunto que nós, que eu acabei de lançar”, disse, referindo-se ao Plano Safra, lançado em cerimônia no Palácio do Planalto. “Estou ficando esperta, estou ficando esperta”, disse ao se retirar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna