politica

No Senado, 9 das 13 comissões permanentes têm presidência definida

Após acordos e um mês de atraso, os senadores definiram a distribuição de nove das 13 comissões permanentes da Casa. Pelo menos seis já devem ser instaladas nesta semana. Mas a disputa entre PSDB e PMDB ainda adia a instalação das comissões de Relações Exteriores (CRE), Meio Ambiente (CMA), Transparência (CTG) e Senado Futuro.

A única comissão permanente já instalada no Senado é a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A base do governo operou para dar celeridade a esta instalação para permitir a realização da sabatina de Alexandre de Moraes, indicado pelo presidente Michel Temer para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Todos os demais colegiados, nos quais os projetos são discutidos antes de irem à votação no plenário, estão paralisados.

Na terça, 14, e quarta-feira, 15, estão agendadas reuniões para instalação de seis comissões: Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Comissão de Relações Exteriores (CRE), Comissão de Direitos Humanos (CDH), Comissão de Educação (CE), Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) e Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Além dessas, também já há entendimento sobre a presidência das comissões de Ciência e Tecnologia (CCT), Agricultura (CRA) e Infraestrutura (CI). Basta que as reuniões para instalação sejam agendadas.

Apesar de reunião marcada para esta terça, ainda não existe acordo sobre qual partido terá direito a presidir a Comissão de Relações Exteriores, considerada uma das mais importantes da Casa. O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), operou para conceder o colegiado ao aliado local Fernando Collor (PTC-AL). Entretanto, Renan sofreu com a pressão do PSDB e a presidência da comissão permanece incerta, podendo ficar com o PMDB ou PSDB.

Em outro desentendimento, Renan teria tentado fazer com que o PSDB abrisse mão da Comissão de Meio Ambiente (CMA) para ceder o colegiado à senadora Kátia Abreu (TO), também do PMDB. As divergências se tornaram públicas e resultaram em troca de acusações entre Renan e o líder do PSDB, Paulo Bauer, em plenário, na última semana.

Devido a isso, as comissões de Relações Exteriores, Meio Ambiente, Transparência e Senado Futuro estão ainda com a presidência indefinida e podem ficar com PMDB, PSDB, DEM ou PR.

Confira a distribuição de comissões do Senado:

Colegiados instalados

Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – Presidente: Edison Lobão (PMDB-MA)

Colegiados com presidência definida (aguardam instalação)

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) – Presidente: Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Comissão de Direitos Humanos (CDH) – Presidente: Regina Souza (PT-PI)

Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) – Presidente: Fátima Bezerra (PT-RN)

Comissão de Educação (CE) – Presidente: Lúcia Vânia (PSB-GO)

Comissão de Ciência e Tecnologia – Presidente: Otto Alencar (PSD-BA)

Comissão de Assuntos Sociais – Presidente: Marta Suplicy (PMDB-SP)

Comissão de Infraestrutura (CI) – Presidente: Eduardo Braga (PMDB-AM)

Comissão de Agricultura (CRA) – Presidente: PP (senador ainda não definido)

Colegiados sem presidência definida

Comissão de Relações Exteriores (CRE)

Comissão de Transparência (CTG)

Comissão de Meio Ambiente (CMA)

Comissão Senado Futuro

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo