Aumentou 70,7% o número de mesários voluntários que se cadastraram no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para as eleições deste ano, no comparativo com o pleito de 2012. Serão 22.193 pessoas que irão trabalhar no primeiro e segundo turnos em todo o Estado – contra 12.996 na votação para prefeito e vereadores.
O percentual de voluntários está crescendo a cada eleição, enquanto o total de mesários chamados no Estado gira em torno de 100 mil. Foram 10.232 voluntários em 2010 e 3.959 em 2008. Isso significa que a participação dos eleitores que não são obrigados a trabalhar no pleito passou de cerca de 4% para mais de 22% nos últimos seis anos.
Arquivo |
---|
Treinamento em Curitiba começa na próxima semana. |
Segundo o assessor de comunicação do TRE-PR, Marden Machado, a meta é sempre expandir esse percentual. “Esse ano aumentou consideravelmente em relação à última eleição. Pode ser vontade maior de participar ou usufruir de benefícios, já que boa parte destes voluntários são estudantes universitários, que podem contar o período de trabalho nas eleições como atividade extracurricular”, aponta.
As vagas disponíveis para atuar na eleição de 2014 foram todas preenchidas. “Quem se apresentar a partir de agora vai para o banco de reserva”, esclarece Machado. No site do TRE-PR (www .tre-pr.jus.br) há um link para se inscrever como mesário. Outra forma é entrar em contato com a zona eleitoral onde está inscrito.
Em todo o país, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de mesários voluntários passou de 404.723, em 2010, para 1,3 milhão – o que corresponde a mais da metade dos 2,4 milhões de eleitores que trabalharão nas seções eleitorais.