Em visita ontem ao diretor-presidente da editora O Estado do Paraná, ex-governador Paulo Pimentel, o jornalista Sebastião Nery afirmou que o Brasil melhorou, e muito, nos últimos cinquenta anos. Mas que o desenvolvimento não é obra de um ou dois presidentes, mas de todos os que passaram pelo comando do País nos últimos cinquenta anos. Este é o período coberto pelo livro “A Nuvem 50 anos de História do Brasil”, que Nery autografa, hoje, a partir das 13h30, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa.

continua após a publicidade

Nery veio fazer o lançamento da obra em Curitiba a convite do senador Álvaro Dias (PSDB). A obra é um apanhado de histórias vividas por Nery nos diversos momentos da vida política do País que acompanhou como jornalista e também como parlamentar, já que foi eleito deputado estadual por três Estados diferentes. Para Nery, o País nunca parou, mesmo durante o período da ditadura militar. “A juventude pagou um alto preço político, mas o País não ficou mais atrasado por causa dos militares. Cada governante faz a sua parte. Se o governo Lula é melhor que o governo FHC, é porque FHC foi melhor que Collor, que Itamar Franco. E os governos Serra ou Dilma serão melhores que o do Lula”, analisou.

Não há comparação entre o Brasil da década de 30 e o atual, destacou. “O povo ficou mais perto”, disse o jornalista, citando que há 50 anos, a falta de estradas “isolava” a população que não tinha acesso aos governantes. Hoje, a pressão popular, potencializada por mecanismos como a internet, promove as mudanças de forma mais rápida, assinalou.

continua após a publicidade