Foto: Arquivo/O Estado

Nelton Friedrich: nada de trocar o certo pelo duvidoso.

continua após a publicidade

O deputado Nelton Friedrich (PV) anunciou ontem, por meio de nota oficial, que não irá assumir a vaga do deputado José Janene (PP) na Câmara dos Deputados. Suplente, Friedrich foi convocado na semana passada para substituir Janene, que está em licença médica até o dia 5 de junho. Com a decisão de Friedrich, o terceiro suplente, o pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular Irineu Rodrigues, do PPS, será chamado a tomar posse.

Friedrich preferiu continuar na diretoria de Coordenação e Meio Ambiente da Usina de Itaipu. Ele justificou que a licença de Janene termina no próximo dia 5 e que não há previsão sobre uma renovação do afastamento. "Diante de situação incerta, provisória e não definitiva em que deveria assumir o mandato, já que a atual licença para tratamento de saúde do titular vence em 5 de junho próximo, o que se configuraria numa posse precária, sujeita a alteração a qualquer momento", explicou Nelton Friedrich.

Friedrich destacou que não se afastou do cargo na Itaipu dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, que venceu em 31 de março e não será candidato nas eleições de outubro. Friedrich observou que não está renunciando ao mandato e que se for novamente chamado, irá analisar a possibilidade de assumir a cadeira na Câmara.

O diretor de Coordenação da Itaipu é o primeiro suplente da coligação PDT, PP e PTB formada nas eleições de 2002. À época, Friedrich e o pastor Irineu Rodrigues estavam filiados ao PDT. O primeiro suplente, Airton Roveda, assumiu a vaga no lugar do deputado José Carlos Martinez, morto em um acidente de avião em outubro de 2003. 

continua após a publicidade