O ex-secretário municipal de Esporte e Lazer de Curitiba, Neivo Beraldin (PDT), foi empossado ontem, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), como deputado estadual na vaga deixada por Carlos Simões, que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico nas eleições de 2006.

continua após a publicidade

Segundo suplente nas eleições de 2006 pela “Coligação O Paraná de Verdade” (PP, PDT e PTB), Neivo Beraldin assume seu sexto mandato como deputado estadual. Foi eleito para o Legislativo nos anos de 1986, 1990, 1994, 1998 e 2002. Seu primeiro cargo eletivo foi o de vereador em Curitiba, eleito em 1982.

O novo parlamentar disse que utilizará este período de um pouco mais de um ano e meio como deputado para resgatar alguns de seus projetos da última legislatura. “principalmente na área de esporte e lazer e meio ambiente, as que mais domino”.

Neivo Beraldin é autor da Lei Estadual Complementar n.º 59, de outubro de 1991, que criou o ICMS Ecológico. Regulamentada em 1992, a lei prevê o benefício de 5% do ICMS aos municípios com mananciais de abastecimento e unidades de conservação ambiental. A lei de Beraldin conquistou em 1997 o prêmio internacional Henry Ford de Conservação Ambiental, na categoria “Negócios em Conservação”.

continua após a publicidade

Estiveram presentes à cerimônia o governador em exercício, Orlando Pessuti (PMDB); o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB); e o deputado federal Ricardo Barros (PP).

Nelson Justus, durante o ato de posse, leu a decisão enviada pelo Tribunal Superior Eleitoral, e destacou que “cabe à presidência da Assembleia Legislativa dar prosseguimento àquilo que determinam a Constituição e o Regimento Interno da Casa, missão que estamos cumprindo agora e que já o fizemos outras vezes”.

continua após a publicidade