O conselheiro Henrique Naigeboren tomou posse ontem para mais um ano de mandato como presidente do Tribunal de Contas do Paraná. |
O conselheiro Henrique Naigeboren tomou posse ontem para mais um ano de mandato como presidente do Tribunal de Contas (TC) do Paraná. Ele foi reeleito em 11 de dezembro e ficará no cargo por mais um ano, juntamente com o vice-presidente Nestor Baptista e com o corregedor-geral Heinz Herwig. A solenidade teve a presença do vice-governador, Orlando Pessuti; do prefeito Cassio Taniguchi e seu vice, Beto Richa; do vice-presidente da Assembléia Legislativa, Natálio Stica; do presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso; do presidente da Copel, Paulo Pimentel; da procuradora geral de Justiça Maria Tereza Uille Gomes; do senador Álvaro Dias, além de secretários estaduais e municipais, conselheiros, deputados e vereadores.
Henrique Naigeboren afirmou que o Tribunal está no caminho certo, e comemorou as conquistas obtidas no seu primeiro mandato, dentre elas a implantação do analisador eletrônico de contas. “Em 31 de março encerra-se o prazo para a entrega da prestação de contas. Sessenta dias depois já poderemos passar uma radiografia para os prefeitos”, contou. Outro objetivo é dar continuidade à capacitação dos funcionários.
Com a informatização vários setores ficaram mais práticos. “Antes eram necessários cerca de 58 documentos, hoje são apenas dez para instruir o processo. Por isso continuaremos investindo na informatização. A sociedade reclama uma maior agilidade do Tribunal”, contou. No entanto Naigeboren fez questão de esclarecer que o órgão continuará cobrando firmemente dos prefeitos. “A avaliação das contas vai continuar com rigor”.
Como este é um ano de eleições municipais, o presidente acredita que o TC terá mais trabalho. “Recebemos uma gama maior de denúncias, e a tendência é que o número dobre com relação ao ano passado”, opinou. “Mas denúncias anônimas não levamos em consideração”, lembrou.