Presidente do TC participou da abertura
do Curso de Licitações Públicas e Pregão.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Henrique Naigeboren, e o secretário de Estado da Administração, Reinhold Stephanes, participaram na manhã de ontem da abertura do Curso de Licitações Públicas e Pregão. O treinamento, ministrado pelo advogado Edgar Antonio Chiuratto Guimarães, consultor jurídico do Tribunal de Contas e autor do livro “O controle das licitações públicas”, termina hoje, no auditório do TC, com a participação de 180 técnicos, em sua maioria do Governo do Estado.

“O Brasil atravessa um momento positivo na economia, mas ainda temos que melhorar muito no aspecto social. Parcerias como essa que fazemos com o poder executivo têm como finalidade melhorar a capacitação dos servidores para que o trabalho que exercem seja feito com maior segurança. No final, isso vai resultar em mais benefícios para a população, pois o que fazemos em cursos como este é aperfeiçoar o controle sobre a aplicação do dinheiro público”, afirmou Naigeboren.

Depois de confessar sua admiração e respeito pelo trabalho do Tribunal de Contas do Paraná, o secretário Reinhold Stephanes elogiou a parceria realizada com o Governo do Estado. “Queremos transparência e eficiência e eu só tenho a agradecer a oportunidade que o Tribunal de Contas dá aos nossos técnicos ao oferecer cursos como este. Quem trabalha no serviço público tem que, antes de tudo, ter capacitação suficiente para poder evitar todo tipo de problema, principalmente em pontos importantes como o das licitações”.

O consultor Edgar Chiuratto, que desde 1995 já capacitou cerca de 6 mil técnicos em cursos que ministra por todo o país, confessa entusiasmo com o assunto em que se especializou, principalmente com o advento, desde julho do ano passado, do sistema de pregão para licitação. “Há mais agilidade, transparência, economia e, principalmente, economia para os cofres, pois ganha quem der o menor preço”, resume.

continua após a publicidade

continua após a publicidade