Em sua passagem pela Suíça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta segunda-feira a candidatura do Rio para sediar a Olimpíada de 2016. Durante uma entrevista coletiva, em Genebra, ele apelou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para que os Jogos Olímpicos não sejam organizados sempre pelos “países ricos”.

continua após a publicidade

Lula gostaria até de visitar a sede do COI, que fica em Lausanne, também na Suíça, mas entidade não permite esse tipo de pressão política. De qualquer maneira, o presidente gravou um vídeo de apoio à candidatura para ser mostrado pela delegação brasileira durante a apresentação oficial do projeto do Rio na próxima quarta-feira.

“Os Jogos Olímpicos não podem ser organizados sempre pelos países ricos”, afirmou Lula, durante a entrevista desta segunda-feira. “O Brasil tem uma das maiores economias do mundo e é o único desses dez países que nunca recebeu uma Olimpíada. O Comitê Olímpico Internacional tem a oportunidade de transformar a sociedade brasileira.”

Na eleição da sede olímpica de 2016, marcada para acontecer no dia 2 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca, o Rio concorre com outras três cidades: Chicago, Madri e Tóquio. “O Brasil está melhor preparado para sair da crise econômica do que Estados Unidos, Espanha e Japão”, defendeu Lula. “O Brasil pode fazer as coisas melhor do que eles.”

continua após a publicidade