A disputa no rádio e na televisão pela prefeitura de Curitiba termina hoje, com o último debate entre Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC). O encontro está marcado para as 23h, na RPC TV. Pouco antes, às 20h30, os candidatos encerram as participações no horário eleitoral. A partir de amanhã, véspera da eleição, está proibida a divulgação de qualquer tipo de propaganda política nos meios de comunicação. A campanha de rua, com carreatas, passeatas, carros de som, cavaletes e distribuição de panfletos e jornais, está liberada até as 22h de amanhã.
O debate final é apontado como a última possibilidade de Ratinho Junior reverter o quadro apontado pelas pesquisas. Levantamento do Datafolha, divulgado na quarta-feira, mostra Gustavo Fruet com 52% das intenções de voto, contra 35% de Ratinho. Apenas 8% dos entrevistados ainda estavam indecisos.
Ontem, no último dia de comícios e reuniões públicas, o candidato do PSC aparentava certo desânimo. “Demoramos para reagir. Temos que usar estes últimos dias para tentar de alguma maneira reverter este quadro”, declarou, em evento na sede do Sindicato dos Hotéis e Similares de Curitiba.
Mais tarde, na Cidade Industrial, Ratinho tentou animar os militantes que compareceram a seu último comício. “É junto com a população dos bairros que vamos fazer a grande virada”, afirmou.
Filme
A última semana da disputa não foi boa para Ratinho. Além dos números desfavoráveis na pesquisa, enfrentou uma série de decisões judiciais contra sua campanha. Ontem, mais um vídeo produzido pela equipe do candidato teve sua divulgação proibida pela juíza Renata Estorilho Baganha, da 3.ª Zona Eleitoral. O filme tenta associar Fruet a políticos acusados de envolvimento em escândalos de corrupção, como José Dirceu e João Cláudio Derosso.
Já a campanha de Fruet manteve ontem a estratégia de focar nos bairros onde Ratinho teve melhor desempenho no primeiro turno. Ontem, o pedetista participou de caminhada na Vila São Pedro, Xaxim. “Não importam os números das pesquisas. Vamos continuar trabalhando firme, com muita humildade”, pediu.