politica

Na Presidência, Maia reúne-se com Baldy, Ilan e Occhi para falar sobre a Caixa

O presidente da República em exercício, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai receber na tarde desta terça-feira, 26, em uma mesma reunião, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e o presidente da Caixa, Gilberto Occhi.

Esta terça é o primeiro dia de Maia à frente da Presidência durante o afastamento do presidente Michel Temer, que viajou para Davos (Suíça) para participar do Fórum Econômico Mundial. Maia ficará no comando do País até o fim da semana, quando Temer retornará ao Brasil.

O encontro sobre a Caixa está marcado para as 16h, no Palácio do Planalto, e deve tratar do recente episódio de corrupção envolvendo o banco público e o impacto na execução de programas da pasta das Cidades. A Caixa é o operador das principais políticas do governo nas áreas de saneamento básico, mobilidade urbana e habitação.

Na semana passada, Temer determinou o afastamento temporário de quatro vice-presidentes da Caixa investigados por suspeitas de corrupção. A decisão sobre o afastamento definitivo dos executivos ficará a cargo do Conselho de Administração da Caixa.

Segundo o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, apurou, o escândalo inviabiliza o socorro de R$ 15 bilhões ao banco estatal com recursos do FGTS. Autorizada em lei, a liberação do aporte ainda depende do aval do Conselho Curador do fundo. A operação já sofria resistência do Ministério da Fazenda, mas a crise de gestão se agravou com os desdobramentos da investigação.

Sem o recurso do FGTS, Caixa e governo precisam estudar alternativas para aumentar o capital do banco, sob pena de ter que haver um freio na concessão de crédito.

Reuniões

A agenda de Maia nesta terça ainda prevê um almoço-reunião com representantes do Citibank. Esse encontro ocorrerá em São Paulo ao meio-dia. À tarde, depois da reunião sobre a Caixa, Maia recebe no Planalto o presidente em exercício da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Carlos Amastha, acompanhado de delegação de prefeitos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo